logo IMeN

Alimentos Funcionais: um novo conceito de benefícios a saúde

Alimentos Funcionais: um novo conceito de benefícios a saúde

Jacqueline São Marcos
Nutricionista
Aprimoranda do Curso de Extensão de Nutrição em Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - SP
Priscila Moreira
Nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - SP

O alimento ou nutriente é considerado funcional, quando exerce algum papel benéfico para nosso organismo, além dos essenciais, como fornecimento de energia, manutenção dos nossos tecidos, oferta de vitaminas e minerais, como por exemplo, as fibras, que auxiliam na redução da absorção das gorduras e na regulação do funcionamento do intestino, além de aumentarem a saciedade.

Atualmente, as altas taxas de mortalidade por infarto, derrame (Acidente Vascular Cerebral), entre outros, alertam a população para uma prevenção e controle de doenças que são conseqüências de tais fatalidades, como a hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemias.

São classificadas como dislipidemias as alterações nos níveis de colesterol. O LDL é conhecido como o “colesterol ruim”, pois transporta colesterol para os tecidos, já o HDL, conhecido como “colesterol bom”, retira o excesso de colesterol das artérias. Caso haja excesso de colesterol nas artérias, as mesmas “entopem”, impossibilitando o transporte do sangue, com isso ocorrem complicações, como o infarto.

A alimentação saudável impede que haja excesso no consumo de gorduras, por isso é tão importante. Alguns alimentos funcionais agem como “cardioprotetores”, protegendo o coração, através da regulação dos níveis de colesterol, triglicérides (outro tipo de gordura) e da glicemia (açúcar no sangue).

funcionais

 

Os cereais integrais, que estão presentes em alguns tipos de arroz, biscoitos, pães, são fontes de fibras, que diminuem a absorção de gorduras, previnem a diabetes e evitam picos de glicemia e aceleram o trânsito intestinal.

Os alimentos funcionais em conjunto com uma alimentação balanceada garantem o sucesso da prevenção e do controle de diversas doenças e manutenção do peso corporal.

Lembre-se, é essencial o acompanhamento nutricional para recomendação das quantidades dos alimentos funcionais e restrições em algumas situações.

Referência: IV Diretriz brasileira sobre dislipidemia e prevenção da aterosclerose – Sociedade Brasileira de Cardiologia

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br