logo IMeN

Suplementos - Colágeno e Whey

Hoje em dia, quem quer entender suplemento nutricional, tem que entender o que é colágeno e o que são os peptídeos bio ativos do colágeno.

Como sabemos, o colágeno é uma proteína de baixo valor biológico, porém quando submetido a hidrólise enzimática específica (quebra da estrutura química), pode formar peptídeos que tem ação "farmacológica" em estimular a síntese proteica muscular (formação de músculos).

Temos que entender que a ação não se dá como a de uma proteína de elevado valor biológico como o Whey Protein. Os peptídeos Bioativos de colágeno estimulam enzimas e processos metabólicos para formar fibras musculares.
Um importante estudo clínico, avaliou uma molécula do colágeno, que apresentou excelente resultado em ganho de massa muscular, massa livre de gordura e perda de gordura corporal em idosos sarcopênicos que realizaram exercícios por 12 semanas.
É sempre bom lembrar que nenhum tipo de intervenção nutricional mostrou eficácia sem a execução de exercícios físicos de força muscular.
Os consensos científicos consideram a força muscular mais importante do que a massa (volume) muscular.

Na minha opinião, o suplemento proteico ideal deveria mesclar Whey protein, peptideos de colágeno e micronutrientes.

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br